10/05/2009

2ª BICICLETADA – Depoimento do Daniel -



Daniel Costa, morador do Porto da Lagoa, Biólogo da Fatma, é um dos entusiastas do Movimento Ciclovia na Lagoa Já. Este é o seu depoimento da 2ª BICICLETADA – Mande o seu que publicaremos -

Sábado, dia 09 de maio, fui para a sede da AMPOLA, às 14h15min, para a BICICLETADA, de todos os 2ºs. sábados de cada mês, que é promovida como forma de tornar pública a luta, e congregar os que lutam, pela Ciclovia na Lagoa Já. Depois do 1º passeio, do dia 04 de abril, onde mais de 170 ciclistas compareceram, ansiosamente lá estava eu. Mais cedo que o combinado aguardando ciclistas e suas bicicletas. Timidamente começaram a surgir ciclistas dando a impressão que a chuva tinha espantado algumas, mas, de repente, lá estavam 25 formando uma fila de bicicletas. Quem via de fora diria ter muito mais. Pronto, de repente, a Avenida Osni Ortiga ficou cheia de pessoas conversando, rindo, olhando a Lagoa, respirando e se confraternizando! Durante todo o trajeto de 9,65km pedalados em 1h02min, só alegria. Muitas pessoas que estavam nas calçadas sorriam ao ver tanta alegria, afinal felicidade é contagiante. Desta vez não contamos com o apoio da Policia Municipal.
Infelizmente sempre tem um que deixa o egoísmo falar mais alto. Estava no final da fila entrando na Osni Ortiga, esquina com a AV, das Rendeiras, quando um Gol começou a buzinar insistentemente, não bastasse a poluição do motor ainda faz sonora. Bem, pedimos um pouco de paciência ao que entre gritos e gestos ameaçou a nós, dizendo que iria passar por cima (atropelar) e palavras de baixo calão. Ao chegar à margem da Lagoa este mesmo veículo saí em alta velocidade com motorista e passageiro gritando, xingando e gesticulando ara todos, inclusive para crianças. Quase ocasiona um acidente com outro veículo que vinha em sentido contrário! Total falta de Respeito e Cidadania!
Passou. A alegria era tanta que passou e nós continuamos a pedalar rindo e respirando o ar da Lagoa.
Muitas cenas bonitas foram acontecendo, uma delas que achei muito legal foi pedalar atrás de duas meninas gêmeas e acompanhadas do pai. A solidariedade do nosso amigo Gellea que durante todo o percurso pedalou segurando/rebocando o garoto que teve a bicicleta avariada e assim mesmo sem pode pedalar pôde participar de todo o passeio.
De volta à sede da AMPOLA ao invés de sortear um par de pedais (cedidos pela Manutenção de Bicicletas Gellea), busquei encontrar alguma bicicleta que tivesse com os pedais quebrados, havia uma só, e o Caio saiu da BICICLETADA com um par de pedais novinhos. Em seguida o Gellea ofereceu uma regulagem completa de uma bicicleta, desta vez em forma de sorteio e quem levou para voltar, com seu veículo regulado, foi nosso amigo Moura Ferro.
Ao final todos aplaudiram a si e aos demais participantes.Parabéns para nós que lutamos.

Um comentário:

  1. Muito bom, a escolha da foto pelo Ciclovia na Lagoa Já. Para mim é "A FOTO" da BICICLETADA de maio. Foi a única foto que tirei com a máquina fotográfica na posição vertical e ela mostra duas coisas muito importantes em nossa Sociedade, a Solidariedade e a Família! (leiam meu relato).

    ResponderExcluir