14/06/2009

3ª BICICLETADA - por Daniel -


Antecedendo a Audiência Pública esta BICICLETADA tinha um sentimento diferente, a sensação de que alguma coisa com a qual estamos há anos reivindicando e lutando está tomando forma, falo especificamente da Ciclovia da Av. Osni Ortiga.

Mais uma vez a Bicicletada ''pedalou'' muito bem, mesmo com o feriado que provavelmente fez um ou outro se ausentar, 30 ciclistas de todas as idades compareceram (a participação está crescendo!!!!). O percurso foi igual ao último, num belo sábado de sol e temperatura amena, pontualmente as 15h05min saímos para pedalar, inclusive minha Filhota que participou pela primeira vez, mesmo que pedalando poucos metros (está aprendendo) ficou muito feliz em “bicicletear” na RUA!
Desta vez o movimento de carros esteve mais presente e passamos por eles sem problemas. Mas como sempre, muitos motoristas egoístas e impacientes que utilizam de seus carros como “auto-afirmação’’, cantando pneu, buzinando e xingando (provavelmente queriam estar pedalando. rsrsrsr) para logo em seguida ficar parado no congestionamento, estas atitudes assustam um pouco mas, nada que duas pedaladas depois não resolvam. Por isso a necessidade da CICLOVIA e urgentemente controladores de velocidade, para segurança de todos! No TILAG descansamos um pouco, novamente o bicicletário esteve ocupado por motos, bancos e um barril, um dos participantes demonstrou como isto impede o uso do bicicletário enquanto um garoto no lado que estava desimpedido, facilmente estacionou seu veículo! Passamos pelo centrinho da Lagoa e alguns motoristas apoiavam o Movimento e novamente os pedestres sorriam a ver tanta gente montada em suas bicicletas felizes pedalando sem um pingo de “stress”!
Após pouco mais de uma hora e 9.5km, o grupo se reuniu em frente à AMPOLA para realizar o sorteio de duas pizzas família (Pizzaria ALLEGRO, Pizzaria TIENE e três vales compras MERCADO da ALDEIA). Um dos ciclistas que já tem participado nas Bicicletadas anteriores teve um dia duplamente especial, depois de ter feito uma atividade saudável e ter se divertido, os demais ciclistas cantaram os Parabéns pra você! O Marcelo que veio do Estreito e a participação do Felix, ciclista Francês que gostou muito da nossa Bicicletada e relatou suas experiências nas Bicicletadas que participou na França. Claro que um parabéns especial para todos que estiveram presentes, afinal a Bicicletada é o “Movimento” de todos nós.
Foram distribuídos para as pessoas e ciclistas os panfletinhos da Audiência Pública dia 18 de junho, fiz 300 “quadrinhos’’ e deverei fazer mais na segunda-feira para na terça, quarta e quinta distribuir pelo bairro (Porto da Lagoa, Canto da Lagoa e centrinho da Lagoa) afinal a ciclovia será um benefício para toda a região.

http://www.bicicletada.org/tiki-index.php?page=Florianopolis

4 comentários:

  1. Daniel , moro na lagoa há 25 anos e sempre andamos muito de bicicleta com toda a familia, neste sábado não estávamos aqui, mas estamos torcendo muito pela ciclovia, vamos aparecer no dia 18
    obrigada pelo blog e pela iniciativa
    abraços
    Marcia Barbieri

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Márcia,
    esperamos você dia 18, a presença da comunidade é fundamental, a implantação da ciclovia vai ser um benefício para todos!
    Todo segundo sábado do mês tem Bicicletada, entâo a próxima será dia 11 de julho.
    Vamos pedalar ???

    ResponderExcluir
  3. É preciso instalar redutores de velocidade e remover os tachões que "empurram" os carros sobre as pessoas em bicicleta na av. Osni Ortiga.
    Os tachões aumentam a velocidade da via, pois os motoristas se sentem garantidos de que não virá outro em sentido contrário na mesma pista.
    Abaixo os tachões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Comentário curioso, Peters...
    vou pensar nisso!

    ResponderExcluir