15/11/2009

Bicicletada de novembro


Sábado dia 14 de novembro, resolvi sair mais cedo para a Bicicletada para fixar o banner ilustrativo da Ciclovia da Osni Ortiga na própria rua para que a comunidade tenha idéia de como vai ficar este espaço público.
Verifiquei mais uma vez um grande número de bicicletas transitando pela região e até convidei várias pessoas para a Bicicletada, mostrando o banner com a "montagem" de como vai ficar a Ciclovia e muitos responderam que viriam, comecei a imaginar que o grupo hoje ficaria "grande". Criei essa expectativa e fiquei esperando, pouco a pouco começaram a chegar mas, 15h e estávamos em sete pessoas, comentei que duas moças que estavam em suas bicicletas disseram que iriam deixar algo em casa e que retornariam, resolvemos esperar 10min. Passaram os dez minutos e para não atrasar mais, saímos na pedalada.
Mais uma vez decidimos pelo trajeto, Porto da Lagoa - TILAG, simulando a integração destes dois modais de transporte -Bicicleta x Ônibus urbano, além de verificar como estava o bicicletário depois da notícia publicada na Folha da Lagoa.
"Bicicletário da Lagoa é desocupado", e terminando o texto assim: "Este projeto está na Secretaria de Transporte junto ao IPUF. Queremos uma obra que integre o bicicletário, a ciclovia e a população. Este projeto não está esquecido".

Pedalamos pela rua Osni Ortiga, todos conversando, rindo e com a umidade do ar elevada a sensação térmica ficou bem "quente", abafada, mas como todos os veículos da Bicicletada tinham uma ventilação bem eficiente o calor não foi sentido.
Nada como estes veículos modernos.
Chegamos no trecho estreito pouco antes da Av. das Rendeiras e a fila de motorizados estava lá, para desespero de alguns motoristas "presos" em seus carros, fomos obrigados a passar por eles em silêncio, sem fumaça, sem problemas e ainda por cima rindo das nossas conversas. Atravessamos a ponte e alcançamos o Centrinho e sem nenhum "problema" chegamos ao TILAG, fomos no bicicletário onde encontramos dois motorizados amarrados no local das bicicletas e alguns móveis mas, o que mais chamou a atençao é a total falta de segurança, talvez isto também seja um fator que desestimule os ciclistas de "abandonarem" seus veículos ali. (?). O Zé Roberto ainda comentou dentro do bicicletário; - Quem suou? Afinal assim que paramos de receber a brisa a sensação de calor aumentou. Conversamos um pouco e partimos para o retorno. Passamos pelo Centrinho e novamente na Rua Osni Ortiga onde alguns carros passaram a uma distância segura, buzinaram em forma de cumprimento ao qual abanamos e sorrimos e assim foram passando outros, com o Gellea e Eu acenando e "agradecendo" a estes motoristas, infelizmente nem todos são conscientes vários abusam da velocidade colocando inclusive eles mesmo em risco. Redutores de velocidade são imprescindíveis assim como estruturas de segregação dos motorizados com Ciclistas e Pedestres, ou seja, a CICLOVIA e PASSEIO da Osni Ortiga. Esta Bicicletada foi bem legal pois não houve nenhum momento de alto risco causado pelos motorizados, provavelmente porque não conseguiam desenvolver muita velocidade em razão dos congestionamentos. Terminamos a pedalada no CaldodeCana.com onde conversamos mais uma vez. Aqui onde o banner estava fixado uma cena legal. Três jovens que ao serem convidados para a próxima Bicicletada e solicitados para que vissem o banner ouvimos três exclamações; "Nossa que maneiro!", "Vai ficar show!" "Que demais!", estas demonstram que a luta pela Ciclovia tem um só objetivo, a valorização do nosso bairro e dos moradores de Floripa.
Todos nós voltamos para nossas casas bem contentes !

Fotos aqui.

Regras para o
I concurso de Desenho Ciclovia na Lagoa Já, clique no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário