10/12/2009

Pedal Unificado pelo Clima.



Fotos retiradas do Diário Catarinense de 10 de dezembo de 2009 - n8.631

O Movimento Ciclovia na Lagoa Já esteve presente no Pedal Unificado pelo Clima, fazendo parte desta "pequena grande" contribuição, para cobrar dos Políticos presentes na COP15 que façam sua parte, pensando no Coletivo, pensando em nosso Planeta!

Saída aqui do Porto da Lagoa e chegada pouco antes das 19h na Praça do Ciclista, próxima a loja Della Bikes na Av. Beira Mar Norte depois de aproximadamente 16km.

Entre conversas fiquei junto de outros ciclistas esperando o horário marcado, 19h30min, para iniciar a pedalada e encontrar com os demais grupos de pedal no Koxixos também na Av. Beira Mar Norte. A "massa" de ciclistas como sempre acontece, parecia ter mais de 200 bicicletas, o Fabiano contou em um primeiro momento 170 ciclistas! Alguns entraram pelo caminho, outros saíam e assim o número variava conforme a pedalada transitava pelas ruas do Centro e pelas ruas do Estreito. A fila de bicicletas na estreita ciclofaixa na Rua Rui Barbosa e rua Bocaiúva formou uma ïmagem" muito legal, gostaria de ver isto da janela dos prédios de onde muitos moradorares se debruçavam para ver as bicicletas passando! Passamos pelo centro e sempre com sorrisos estampados no rosto de cada um, conversando, rindo e pedalando, diversas ruas foram ficando para trás. Outro momento muito legal foi a travessia da passarela em frente ao Centro Sul e depois pela passarela embaixo da Ponte. Chegamos no continente e passamos embaixo da Ponte Hercílio Luz e pedalando pelo bairro do Estreito as bicicletas por onde passavam chamavam a atenção de todos. Retornamos e alguns foram ficando, na base da ponte na Ilha outros se separaram do grupo. Continuei até próximo da Praça do Ciclista e depois somente o Fabiano e Eu pedalamos pelo Pantanal/Carvoeira, depois disso eu ainda tinha 13km em solitário. Pedalando tranquilo mas, prestando extrema atenção pois motoristas a noite resolvem acelerar, tanto é que dois carros colidiram violentamente de frente minutos antes da minha passagem pela rua paralela à via Expressa. No trecho do Rio Tavares iniciou uma leve chuva, muito boa por sinal depois da pedalada veio para refrescar. Exatamente as 23h23min faltando poucos km para chegar ao Porto da Lagoa um ônibus da TRANSOL em velocidade acima do permitido me empurra para o acostamento passando por mim como se eu não existisse, mais uma vez comprovando a falta de preparo dos Motoristas ditos profissionais destas "empresas". Cheguei no Porto e fui direto no ShopDog no trevo, onde comi um cachorro quente duplo comemorando os 59,9km de pedal noturno.

Parabéns a todos os ciclistas que participaram deste pedal !

Mesmo sendo um gesto símbolico foi muito importante a participação de todos, foi e será nossa "pequena grande" contribuição, para cobrar dos Políticos presentes na COP15 que façam sua parte, pensando no Coletivo, pensando em nosso Planeta!


Entevista na TV, aqui (RBS)
Mais informações e fotos, aqui (ViaCiclo)
Nota no Jornal, aqui (DC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário