Em conversa informal com engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), por este foi dito que ciclovia ou ciclofaixa, junto à terceira pista da SC-405, é financeiramente inviável devido a necessidade de desapropriações.
Com a construção da 3ª pista de rolamento na SC 405, entre o Trevo da Seta- Ponte sobre o Rio Tavares, veio a esperança da construção de ciclovia ou ciclofaixa que garantisse o trânsito seguro por bicicleta ao centro da cidade. Este é o único acesso ao centro de Florianópolis pelo sul.
Mais que esperança, a população contava com a decisão judicial que, em fevereiro de 2011, determinou ao Governo do Estado "a estabelecer, em 60 dias, ciclofaixas (parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica) na rodovia SC 405, trecho SC 401 (trevo da Seta) – SC 406 (Morro das Pedras), sub-trecho Trevo da Seta- Ponte sobre o Rio Tavares, numa extensão de 2,386 Km".
Na inauguração da obra houveram protestos de moradores e ciclistas pela falta de calçadas e ciclovia ou ciclofaixa.
É inconcebível sequer imaginar a impossibilidade de acesso seguro de bicicleta ao centro da capital, pelo sul da ilha. Somente a luta organizada da população poderá e deverá reverter esta situação.
É nós que devemos dizer aos governantes: Sem ciclovia ou ciclofaixa na SC-405? Nem pensar.
É inconcebível sequer imaginar a impossibilidade de acesso seguro de bicicleta ao centro da capital, pelo sul da ilha. Somente a luta organizada da população poderá e deverá reverter esta situação.
É nós que devemos dizer aos governantes: Sem ciclovia ou ciclofaixa na SC-405? Nem pensar.
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