28/02/2013

Paraciclos no Campeche...


Após protestos, prefeitura de Florianópolis reinaugurará novos paraciclos no Campeche


Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, às 11h, a prefeitura de Florianópolis irá inaugurar os novos estacionamentos de bicicleta ao final da Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche.
Instalados em uma praça próxima à entrada principal da praia, os modelos antigos de estacionamento de bicicleta causaram manifestações negativas por parte dos ciclistas. Em janeiro deste ano, por exemplo, em um protesto da Bicicletada Floripa, os ciclistas posicionaram suas bicicletas no chão, atrás dos paraciclos, como forma de chamar atenção para a falta de condições de uso da estrutura.
Bicicletas ao chão em protesto contra bicicletário inadequado instalado no Campeche.
Bicicletário no Campeche foi alvo de protestos em janeiro. Foto: Fabiano Faga Pacheco.
No dia seguinte, enquanto centenas de pessoas manifestavam sua indignação pelas redes sociais, a atual gestão da prefeitura tomava conhecimento dos problemas e se comprometia a solucioná-los.
No dia 19 de fevereiro, uma reunião na Secretaria Municipal de Obras, contando com a presença da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), do Floripa Quer Mais, do Movimento Ciclovia na Lagoa Já, de participantes da Massa Crítica local e da Pedrita, definiu a mudança dos modelos de estacionamentos de bicicleta.
Como um importante marco político, ficou estabelecido que todos os estacionamentos instalados pelo poder municipal adotarão o modelo estudado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), de preferência de 1,5 polegada, de forma a aumentar a sua durabilidade.
Novos paraciclos do Campeche sendo implantados. Foto: Daniel de Araújo Costa.
Novos paraciclos do Campeche sendo implantados. Foto: Daniel de Araújo Costa.

Publicado originalmente no Bicicleta na Rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário