07/04/2009

CICLOVIA É URGENTE


Esta é a chamada de capa do Jornal da Lagoa, desta quinzena. É verdade e por isto estamos lutando. Não é uma luta recente. No debate promovido pela AMPOLA, no dia 12 de março, com a participação de mais de 30 moradores, alguns dos participantes lembraram de reuniões, com o mesmo fim, no mesmo local, há mais de 12 anos. Não devemos esperar mais.

Existe um projeto de ciclovia, de autoria da Dra. Vera Lúcia Gonçalves, arquiteta do IPUF, que já esta previsto no orçamento da Prefeitura. A assembléia levantou dois importantes questionamentos ao projeto e aprovou a reivindicação de que sejam contempladas as modificações propostas. A primeira é a necessidade de garantir que haja previsão de calçadas pelo lado da orla da lagoa e não exclusivamente pelo lado das dunas. Outra é que a ciclovia seja integrada ao TILAG.

A “Osni Ortiga”, como é conhecida, é um dos locais mais lindos do mundo. Do mundo, repetimos. Por ali passam milhares de pessoas contemplando à lagoa e as dunas. Caminhamos, passeamos, corremos, nos deslocamos para o trabalho, fazemos exercícios físicos.

Acontece que este local paradisíaco não tem calçada, o piso é completamente irregular, propiciando torções e, principalmente, atropelamentos, especialmente de ciclistas. Todos nós conhecemos alguém, parente, amigo, vizinho, ou mesmo já presenciamos acidentes naquela via.

Convidado o Prefeito Dário para participar da reunião com os moradores não compareceu e não se fez representar por nenhum de seus secretários. Um desrespeito com a comunidade. Desta forma resolvemos promover esta bicicletada para chamar a atenção para nossa reivindicação e exigir da Prefeitura a sua imediata construção.

O QUE FAZER?

Estamos passando um abaixo assinado, durante a bicicletada, para exigir que o executivo receba uma comissão da AMPOLA, para uma reunião de trabalho, com a presença do Prefeito, Secretário de Obras e da Dra. Vera, arquiteta do IPUF, autora do atual projeto, para a definição final do projeto e determinação da data de início e final da das obras. A direção da AMPOLA irá protocolar ofício encaminhando este abaixo assinado na segunda-feira, dia 6 de abril, propondo a data de 15 de abril para esta reunião.

A AMPOLA também enviará ofício, no dia 6 de abril, à Câmara de Vereadores requerendo a realização de uma audiência pública para tratar do tema.

Cada um de nós também sempre pode fazer alguma coisa para ajudar. Falar com vereadores, autoridades municipais, partidárias. Organizar a nossa rua, condomínio, amigos e promover atividades em favor desta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário