19/06/2009

A AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AMPOLA




Aconteceu na noite de ontem, quinta, a audiência pública da Câmara Municipal para tratar da construção da Ciclovia da Osni Ortiga. Dirigida pelo Vereador Renato da Farmácia, contou, ainda, com a presença dos vereadores Dinho, Norberto e João da Bega. A mesa foi composta ainda pelo ex-vereador Xande Fontes, pelo presidente da Fatma, pelo Secretário Geral e pelo presidente da AMPOLA, pelo intendente Paulão e por Moura Ferro, representando o MOVIMENTO CICLOVIA NA LAGOA JÁ, que saudou "a realização desta audiência pública neste local, sede de nossa Associação de Moradores, a AMPOLA, onde de forma direta e presencial, os cidadãos da comunidade se dirigirão diretamente aos representantes eleitos da parlamento Municipal e exporão os seus anseios e cobrarão o atendimento às suas necessidades. Uma verdadeira assembléia popular. Uma rara ocasião de democracia direta."

Os moradores presentes, em número bem abaixo do esperado pelos organizadores, foi estimado em 50 moradores. Vários fizeram uso da palavra ressaltado a necessidade da ciclovia e, não só, também calçadas, passeios, iluminação, parques, parquinhos, livre acesso às dunas e ao mar.

Não compareceu ninguém representando a Prefeitura ou o IPUF. Um desrespeito muito grande para com os moradores e, inclusive, com os vereadores presentes. Foi deliberado que a Comissão de Vereadores cobrará e agendará reunião com o Prefeito Dário Berger e com o Secretário de Obras, juntamente com representantes da AMPOLA e do MOVIMENTO CICLOVIA NA LAGOA JÁ, para tratar do início das obras.

Transcrevemos abaixo parte final do discurso de abertura do representante do MOVIMENTO CICLOVIA NA LAGOA JÁ que parece traduzir o pensamento da maioria dos moradores.

"Com Florianópolis perdendo a Copa do Mundo de 2014 e, logo após, o anuncio da nossa situação mundial de “imobilidade urbana”, foram anunciados vários projetos faraônicos, aeroporto novo, ponte nova, túnel submarino, entre outros. Falou-se na reforma da ciclovia da avenida Beira Mar Norte com um custo superior ao da construção integral da nossa ciclovia. E a nossa pequena e barata ciclovia? Até agora nada."

"Nesta audiência pública, os senhores vereadores, os membros do executivo têm a obrigação de nos dar uma solução imediata e definitiva para esta situação."

"Não pretendemos ficar mais doze anos promovendo abaixo-assinados e bicicletadas para simplesmente ter o direito de ir e vir do percurso Porto/Lagoa caminhando, ou de bicicleta, em segurança e sem sermos atropelados, mais faremos se for necessário, mas, caso não tenhamos um solução imediata discutiremos o que mais será necessário fazer, que medidas tomar, que forma de lutas mais radicais iremos empreender para assegurar o nosso direito. Não desistiremos. Até à vitória."

fotos aqui: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=4816186010734839924

4 comentários:

  1. O trabalho de vocês é admirável. Lutar por essa causa é fantástico. Muito me chateia a falta da participação da população e o "desprezo" do órgão público. São treze anos de luta que não pode parar!!Sou de Blumenau, estou morando no Porto há 5 meses e fiquei pasma com a Osno Ortiga, uma rodovia, largada daquele jeito. Desejo do fundo do coração que seja feita a ciclovia e que todos possamos aproveitá-la.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Brunapelo apoio e o comentário. Seja bem vinda ao Porto da Lagoa. Nosso e.mail é ciclovianalagoaja@gmail.com e é só pedir para adicionar como contato para receber notícias nossas, além daqui, é claro.

    ResponderExcluir
  3. È preciso remover os tachões da Osni Ortiga urgentemente, para induzir redução de velocidade.

    E instalar quebra-molas, daí nem precisa ciclovia ou acostamento, reduzindo a velocidade é possível compartilhar a pista sem tirar espaço de ninguém.

    ResponderExcluir
  4. A instalação de redutores de velocidade foi o pedido urgente sugerido pelo Moura Ferro e apoiado pela comunidade. (Espero que saíam até mês que vem, no máximo).

    ResponderExcluir