Carolina Pinheiro, jornalista, residente em Canasvieiras, publicou em 2006, na editoria geral do Jornal Imagem da Ilha, matéria sobre a luta da comunidade do Porto da Lagoa pela construção da ciclovia na Osni Ortiga.
Passados 5 anos, em 10/04/2011, em seu blog pessoal, a macaca, procurou atualizar as informações e fez uma interessante matéria sobre o assunto mas que faltavam informações da FATMA e da Secretária de Obras sobre o andamento do projeto. Persistindo com os órgãos estatais, finalmente, conseguiu informações, que nós estavamos procurando, desde julho de 2010, sem sucesso, e publicou em seu blog no dia de ontem, 25/04.
Segundo a matéria, a FATMA, via assessoria de imprensa, informou que “A FATMA recebeu da Secretaria de Obras o projeto de execução da ciclovia e solicitará da Prefeitura Municipal a produção de um Relatório Ambiental Preliminar (RAP). Apesar da obra não ter um porte significativo – o projeto foi enquadrado como melhoria da rodovia –, a construção do passeio exigirá um estudo ambiental complementar. O ofício será encaminhado às autoridades encarregadas de realizar o RAP o mais rápido possível.”
Já o Secretário de Obras de Florianópolis, o Sr. Luiz Américo Medeiros, afirmou que “Não há retorno da FATMA. Estamos aguardando uma resposta sobre o projeto de execução da ciclovia para dar andamento ao processo. Após recebermos o parecer da FATMA, teremos condições de dar o próximo passo. Se eles solicitarem a realização de um RAP, nós providenciaremos o mesmo”, diz. Medeiros esclarece que não há previsão de início das obras. “Depois de finalizado o relatório ambiental, o documento será novamente encaminhado aos técnicos da FATMA. Após a sua aprovação, a Secretaria de Obras abrirá licitação para definir a empresa que realizará a obra. Falta verba municipal, mas o projeto foi incluído nos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), do Ministério do Turismo, entre outros. Na melhor das hipóteses, a construção da ciclovia começará em 2012.”
Parabenizamos e agradecemos a jornalista pelo sucesso e o empenho de trazer informações sobre o projeto da ciclovia da Lagoa.
Agora é inistir com a FATMA para que imediatamente devolva o projeto à Secretária de Obras solicitandos as informações complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário