03/03/2012

Relato de mais um crime de trânsito na Osni.

Relato divulgado nas redes sociais de mais um ciclistas/cidadão
"atropelado" na Rua Osni Ortiga
Dia 03 de março de 2012.
Um dia que começou com uma pedalada ao sol as 7 da manhã terminou em ocorrência policial. Como faço frequentemente, aproveitei o belo dia ensolarado de ontem pra dar um pedal até a Avenida das Rendeiras na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Na volta para casa, quando transitava pela Avenida Osni Ortiga, que no seu início é extremamente estreita, um caminhão que entregava materiais de construção, ultrapassou me espremendo contra o meio fio e derrubando-me. Tomei um susto enorme mas felizmente, fora algumas escoriações e hematomas, estou inteiro. O motorista poderia ter esperado 200 metros para me ultrapassar onde a dita avenida alarga-se, mas preferiu fazê-lo perigosamente. Fiz questão de chamar a Polícia Rodoviária Estadual e registrar a ocorrência. O mais incrível e que todos agiam como se eu estivesse errado, apesar de eu demonstrar o meu conhecimento do Código Nacional de Trânsito que diz que na ausência de ciclovia e acostamento o ciclista deve transitar na pista (e não na calçada) e ser respeitado como um veículo que tem a preferência. Até quando vai vigorar o desrespeito ao ciclista? Até morrerem mais alguns? As ciclovias continuam um sonho quase abstrato em Florianópolis.

2 comentários:

  1. Como você diz. O pior é que as pessoas acham isso errado. Conversei sobre a ciclista morta em São Paulo, e colegas de trabalho (professores com doutorado) criticaram, acharam errado andar de bike... Ou seja o mais errado não é quem não respeitou o CTB... É difícil.

    Emmanuel,
    Blog vitória sustentável,
    vitoria-sustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, tu não estás sozinho! Eu também acredito no ser humano e em nossas bicicletas! Transito quase diariamente pela Rendeiras, sei como isto está se tornando quase como andar na BR-101. Segundo, registrar o ocorrido conforme a legislação, isto também é importante, embora pareça mera estatística. Todo cidadão brasileiro que se sinta lesado deve denunciar, deve relatar, deve reclamar, isso é apenas o começo, pois senão absolutamente nada vai mudar. Enfim, não devemos ser somente vítimas, devemos lutar, porque já está claro que nenhuma ciclovia no BRASIL vai cair do céu. Abraço!

    ResponderExcluir