20/06/2013

Liberado início da ciclovia da Rua Osni Ortiga

20/06/2013 - SMO - Obras
Liberado início da ciclovia da Rua Osni Ortiga
Projeto já conta com autorização do Patrimônio da União e Programa de Monitoramento Ambiental

foto/divulgação: Arquivo

Primeira fase do projeto está licitada
No próximo dia 29 de junho a Secretaria Municipal de Obras pretende dar início a primeira fase da ciclovia da Rua Vereador Osni Ortiga, uma das principais vias de acesso a Lagoa da Conceição. De posse da licença ambiental e agora com a autorização do Patrimônio da União, que será publicada no Diário Oficial nos próximos dias, a obra orçada em R$ 4,5 milhões começa a virar realidade. Esta fase de implantação dos trabalhos deve levar aproximadamente 120 dias para conclusão.

O projeto contempla 2,8 quilômetros de ciclovia e passeio, que serão feitos no lado direito da rua no sentido Lagoa – Rio Tavares. A ciclovia terá 2,40 metros de largura e o passeio dois metros, sendo que as duas vias serão separadas por um canteiro de 0,60 metros. As vias vão iniciar a 630 metros da Avenida das Rendeiras, no ponto em que a Rua Osni Ortiga começa a margear a Lagoa da Conceição, e seguirão até o entroncamento da Rua Laurindo Januário da Silveira no Porto da Lagoa. As pistas das vias serão de blocos de concreto tipo paver.

Na avaliação do secretário de Obras João Amin, “esta primeira fase das obras da ciclovia - muro e aterro - começa a se materializar com o apoio do deputado estadual Edison Andrino, que através de emenda junto ao governo do Estado conseguiu recursos iniciais da ordem de mais de um milhão de reais.” Ainda segundo Amin, “já contratamos um Programa de Monitoramento Ambiental para assegurar que a região não sofra danos e a segunda fase da ciclovia entra agora em processo de licitação”.

PMF

5 comentários:

  1. Agora é ficar de olho no projeto para que façam um bom trabalho. Minha dúvida é: Será ciclovia ou faixa compartilhada e haverá espaço para pedestres? Edemar

    ResponderExcluir
  2. O projeto contempla ciclovia, passeio e decks para descanso/contemplação, além de sinalização horizontal, vertical e redutores para velocidade segura aos motorizados.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom...mais uma prova de que mobiolização da popução FUNCIONA!

    ResponderExcluir
  4. OOOps....mobilização da população.

    ResponderExcluir
  5. Haverá alguma praça de ginástica?

    ResponderExcluir