24/08/2009

Boas notícias em Blumenau

22/08/2009 | N° 11712
OPINIÃO DO SANTA
Um passo para o futuro

Em reportagem publicada na edição de quinta-feira do Santa, a diretora de Planejamento Viário do município, Rita de Cássia Bruel Antonio, tornou pública a ousada e corajosa decisão da prefeitura de Blumenau de expandir a malha cicloviária nas ruas centrais da cidade. Ousada por representar uma tomada de posição ao lado do que há de mais moderno no mundo em termos de gestão de trânsito – vale dizer, o poder público oferecendo aos cidadãos uma alternativa de deslocamento segura e não-poluente. E corajosa por, em não sendo uma medida em torno da qual haja unanimidade de opiniões, ainda assim ter resistido a pressões e optado pelo caminho ecologicamente sustentável.

Se num primeiro momento a iniciativa de investir em ciclovias pode parecer questionável, qualquer análise mais profunda, racional e sensata do problema, que rompa com o imediatismo, levará à conclusão de que é uma questão de tempo o colapso do trânsito nas grandes e médias cidades do país e do mundo. Se por um lado é impossível prever quando tal esgotamento acontecerá em Blumenau, por outro é coerente vê-lo como uma ameaça real.

Ao apostar nas ciclovias como opção de transporte, a administração municipal cumpre seu papel de ser não só gestora do presente, mas formuladora do futuro. Desta forma, está alinhada com a premente necessidade de o poder público se antecipar e criar opções de transporte alternativo. E, assim, ter legimitidade para, caso seja necessário, implantar ações restritivas ao uso do automóvel, como já acontece em grandes capitais europeias – Londres, por exemplo –, onde cobra-se pedágios de quem insiste em circular na região central da cidade.

Resta esperar agora que a comunidade como um todo – e os personagens do trânsito em particular – tenham a maturidade e a consciência necessárias para reconhecer a importância e apoiar a implantação de um roteiro de ciclovias no município. E este reconhecimento passa pela percepção de que as cidades com o sistema viário mais bem resolvidos do mundo aprenderam a abrir espaços para os ciclistas. E que, além da redução da emissão de poluentes, há o ganho em termos de saúde por parte dos usuários de bicicletas, de forma a aliviar a pressão sobre o sistema público de atendimento.

E se estes não forem motivos suficientes para que se apoie as ciclovias, pensemos nas gerações futuras.

Retirado; http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,185,2626916,12967

Nenhum comentário:

Postar um comentário